Matérias na web: tamanho do texto é documento?

Para ler ouvindo: Giulia y Los Tellarini – Barcelona

“Essa matéria é super importante. Ela deve ser grande, consistente…”. O “grande e consistente” ficou ecoando na minha mente por bastante tempo depois da reunião de pauta. Ora, estamos falando de internet, como tais adjetivos podem ser complementares?

Essa é uma daquelas discussões eternas da redação online: o tamanho do texto jornalístico na web. E aqueles seres que têm como habitat natural a área de conteúdo de uma empresa em algum momento terão que aprender a conciliar os cortes impiedosos do chefe e a ingênua filosofia “tamanho é documento” do cliente.

O canadense Crawford Kilian, um dos gurus do webwriting, acredita que as pessoas dificilmente lêem mais de dois blocos de texto de até 100 palavras e, assim, o tamanho máximo dos parágrafos deve ser de 75 caracteres. Pensando em usabilidade, rolar demais a página para ler um texto não é lá muito agradável mesmo. Além disso, escaneabilidade e absorção mais rápida da informação são benefícios que um texto bem sintetizado oferece à leitura.

Entretanto, no dia a dia, o tamanho ideal para o texto é o tamanho do bom senso. Primeiro que objetividade está longe de ser sinônimo de informação incompleta; segundo que, mesmo na internet, o texto deve continuar respondendo àquelas seis perguntinhas básicas do Jornalismo. Sem contar recursos como subretrancas, infográficos, fotos e vídeos, que ajudam a quebrar o tamanho e o peso do texto na matéria.

Ou seja, apesar de acharmos que nossa produção jornalística espetacular deveria dispor de espaço ilimitado, não podemos esquecer a experiência que o usuário terá lendo-a. Pior do que ter um texto cortado é saber que o leitor não conseguiu chegar até o final.

A discussão sobre o tamanho do texto jornalístico na web continua:

Dicas de redação jornalística na web

Não gosto de ler blog de jornalista

No início era o musgo argentino… ou a ciência da enrolação

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s