Por que Woody Allen é essencial para o Jornalismo

Acabo de voltar de férias (meu período de ócio trabalhista não durou tanto quanto o do blog, claro) e entre os saldos mais que positivos desse hiato está Woody Allen. A maioria dos jornalistas já deve ter assistido – ou escutado falar – sobre o filme Scoop – O Grande Furo, por interesse próprio ou por pressão de outros coleguinhas. No meu caso, o título estava hibernando há tempos na minha lista cinematográfica. Perda de tempo.

Além da história surreal de um furo jornalístico descoberto por um jornalista logo após morrer, três motivos fazem o filme ser obrigatório: Scarlett Johansson, linda e nerd como a destemida (e ingênua) estudante de jornalismo que recebe a mensagem do além; Hugh Jackman, charmoso e sonso no papel do aristocrata inglês suspeito de ser um procurado serial killer; e, claro, Woody Allen, que além de dirigir a obra ainda interpreta com maestria o cínico mágico que vira companheiro de investigação da personagem de Scarlett, já que é em um dos seus shows que a estudante recebe a primeira “visita” do falecido jornalista.

Sem deixar de enfatizar  todas as ironias que a investigação jornalística carrega, Scoop aborda a fidelidade à notícia, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, nem que a morte separe. E o filme é uma narrativa de 96 minutos deliciosa, divertidíssima e cheia de diálogos ácidos, cínicos e sarcásticos que são a cereja do bolo das produções de Allen. Uma história capaz de encantar qualquer espectador e reencantar todos os que escolheram o cruel apaixonante ofício do Jornalismo. #ficaadica

Ainda não assistiu ao filme? Confira o trailler.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s